Primeira mensagem

A humanidade atingiu um nível fantástico de compreensão da natureza. Hoje podemos diagosticar e combater doenças, combater a dor, publicar idéias, prever eclipses, entender as origens do universo e da vida.
O conhecimento tem tornado nossa existência no planeta muito mais significativa.
No entanto, uma cultura baseada em crenças e mitos sobrevive e impõe-se em todos os níveis. Criacionismo, as religiões, as pseudo-ciências estão presentes e fortes na cultura ocidental. No Brasil isso é agravado pela formação científica absolutamente deficiente da maior parte da população.
Este blog tem como objetivo abrir os corações e mentes brasileiros para a importância da cultura científica e da formação mínima que toda criança deve ter para um país melhor.
Questionar e entender é sempre melhor do que acreditar.

Comentários

Marcelo Knobel disse…
Leandro, parabéns pela iniciativa!! Dou o maior apoio!!
Um abração,
Marcelo Knobel
RicFerreira disse…
Leandro,

Acho interessante ter um blog com a visão da ciência, do estudo contínuo, da evolução científica e da humanidade como conseqüência.

Não acho legal você, de certa forma, atacar a união da ciência com a religião.

Existem MUITOS fenômenos que ocorrem, principalmente no campo da chamada parapsicologia, que não são explicáveis pela ciência.

É óbvio que não devendo um mundo dominado por dogmas ou crendices, não é isso. Apenas acho que a Espiritualidade e a Ciência podem sim andar juntas e serem parceiras.

O que é verdade absoluta na ciência hoje pode não ser amanhã. Em vários campos da ciência, com a rápida evolução tecnológica, muitas coisas mudam rapidamente.

Entendo que os cientistas de hoje não pode sem os inquisidores do passado, que não se abriam à enxergar e respeita a ciência.

Existem pessoas respeitadíssimas no meio científico que são espiritualistas.

Talvez valeria a pena você ler os livros do Ian Stevenson.
Anônimo disse…
Sou professor de física no ensino medio. Sabemos que houve conflitos entre religiosos e cientistas, mas a história mostra muito mais colaboração do que conflito. Veja alguns exemplos:
A difração da luz foi descoberta por Francesco Maria Grimaldi que era padre. O planeta anão Cerez, foi descoberto pelo padre Giuseppe Piazzi. O pai da Genética é o monge Gregor Mendel. O padre Marin Mersenne estudou numeros primos, corda vibrante, organizava encontros entre cientistas e traduziu para o francês a obra de Galileu Galilei. Procure na internet a "Lista de clérigos-cientistas católicos" e veja que em todas as areas da ciencia houve colaboração dos religiosos. alem disso, se voce ler a biografia dos cientistas, vai verificar que muitos estudaram em colégios católicos ou protestantes. Impressionante que esses fatos são completamente desconhecidos pela maioria das pessoas.